sábado, 5 de novembro de 2011

Histórico - George Steiner e António Lobo Antunes. Ensinando aprendendo. Mutuamente.

"... (...) Depois fui para Inglaterra encontrar-me com George Steiner. Tem um piano que pertenceu a Darwin e uma data de tabuleiros de xadrez. 
- É uma honra muito grande recebê-lo insistia ele, enquanto os meus cães negros farejavam os cantos. Falámos sobre a culpa, sobre a importância da capacidade de perdoar. 
- O que você escreve está cheio de perdão, como em Tchecov mas não lhe respondi que não me perdoo a mim, enquanto a minha memória ecoava um verso de Camões. 
E o vivo e puro amor de que sou feito e toda a glosa a Aristoteles no final do soneto, acerca da matéria e da forma. (...) Pois nem que seja um dedo no meu ombro, pá, tem paciência. Estou tão necessitado de um dedo no ombro (...)..."

in Revista Visão n.º 974 - Opinião-Crónica - 
"O vivo e puro amor de que sou feito", António Lobo Antunes - ALA  

Sem comentários: