sábado, 11 de setembro de 2010

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

"Gollum" de John Ronald Reuel Tolkien

Uma Amiga chamou-me a atenção para esta observação: 
"Que capa! 
Faz-me lembrar isto"!
Impressionantes estas coincidencias "Tolkoenianas". 
E, para quem entende que não há coincidências... 

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Desimportantizar

"Só aliviados podemos tirar o ombro da ombreira e partir fraternalmente, ombro a ombro, para melhores dias, que o mesmo é dizer, para dias mais verdadeiros. 
É pouco como projecto? Em todo o caso, é o meu. 
O que vou deixando escrito, ora me desgosta, enjoa até, ora me encanta. Acontece certamente o mesmo aos outros poetas, tenham estatuto ou não. Mas comigo, talvez essa oscilação se dê com mais frequência. 
É que a invenção atroz a que se chama o dia-a-dia, este nosso dia-a-dia, espreita de perto tudo o que faço. É o preço que tenho pago para o esconjurar, pelo menos nas suas formas mais gordas e flácidas.”
Alexandre O`Neill 

Ligação directa


Ligação directa ao Blog "Delito de Opinião", com chamada especial para o comentário subscrito pelo Pedro Correia

terça-feira, 7 de setembro de 2010

The Man Who Sold The World

"O Brave new world That has such people in it".
William Shakespeare

"E tu? De que és inocente?"


"Os seis condenados da Casa Pia vêm engrossar a chorosa lista de inocentes de que, como se sabe, estão cheios tribunais e cadeias de todo o Mundo.
Até ver, e dependendo do resto do processo, a principal diferença entre os inocentes da Casa Pia e alguns dos outros inocentes (assassinos, violadores, assaltantes) é que estes não aparecem nas TVs a fazer queixa dos juízes aos Ex. mos Srs. Telespectadores nem a sua condenação (por crimes que, obviamente, nenhum deles cometeu) faz "aterrar" sobre a Justiça o apocalíptico Reino das Trevas (ou, ainda pior, das "Trêvas").
Como os demais "inocentes", os da Casa Pia irão "até ao fim" do Universo, da Física e da Metafísica para obter a condenação dos juízes que os condenaram e, se não for pedir muito, das vítimas que lhes "fizeram mal".
Ora quis o acaso objectivo que, no mesmo dia da sentença da Casa Pia, passasse na RTP um filme em que, a certa altura, John Turturro é metido na cela onde está Schwarzenegger e faz as apresentações perguntando imediatamente: "E tu? Estás aqui inocente de quê?".
"Maravilhosos acasos, aqueles que agem com precisão", diz Bresson."