"... Dois alunos estudaram durante muitos anos com um mestre velho e sábio. Um dia o mestre diz-lhes: "Discípulos, chegou a hora de ires conhecer mundo. A vossa vida ai será plena de felicidade se descobrirdes nele todas as coisas plenas de luz."
Os alunos deixaram o mestre com um misto de tristeza e excitação e cada um deles seguiu o seu caminho. Muitos anos depois, encontraram-se por acaso. Ficaram felizes por se voltarem a ver e cada um deles mostrou grande curiosidade por saber como tinha corrido a vida do outro.
O primeiro disse ao segundo, mal-humorado: "aprendi a ver no mundo muitas coisas plenas de luz, mas, ai de mim, continuo a ser infeliz. Pois também deparei com muitas desilusões e muitas coisas tristes e sinto que não consegui seguir o conselho do mestre. Talvez nunca consiga sentir-me preenchido de felicidade e alegria, porque sou incapaz de descobrir todas as coisas plenas de luz.".
O segundo disse ao primeiro, radiante de felicidade: " Nem todas as coisas que existem são plenas de luz, mas todas as que são dotadas de luz, existem.".
Humbert Dreyfus & Sean Dorrance Kelly
Sem comentários:
Enviar um comentário